A Comunicação para o Marketing
Professores:
- Reinaldo Polito
- Marlene Theodoro Polito
- Rachel Polito
Ementa:
Cada vez mais a boa comunicação se torna competência indispensável para os profissionais que atuam na Gestão do Marketing. Em praticamente todas as atividades precisam se expressar com desembaraço, segurança e eficiência. Qualquer que seja o posto que ocupem na hierarquia e as atribuições da função exercida precisam participar on-line ou presencialmente de reuniões, de processos de negociação, nos debates ideias; apresentar propostas, projetos, conceder entrevistas, comunicar decisões, persuadir, sempre de maneira objetiva, clara e eficiente.
Essa competência pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada com orientações teóricas e práticas adequadas, possibilitando que os profissionais consigam se expressar com técnica e espontaneidade.
Objetivos:
A disciplina “Comunicação para o Marketing” tem por objetivo habilitar profissionais das mais diversas áreas e formações a se comunicarem de forma correta com diferentes tipos de público, preservando sempre seu próprio potencial, estilo e características de comunicação.
Para que os participantes possam desenvolver um olhar abrangente nos conceitos da oratória, o curso abordará também os aspectos teóricos mais relevantes da comunicação oral.
Conteúdo Programático:
- Combater a inibição e o medo de falar
- Falar com naturalidade, técnica e eficiência
- Falar de improviso em qualquer situação
- Contornar situações difíceis e inesperadas
- Projetar uma imagem confiante e simpática
- Falar com desembaraço e sem constrangimento
- Conversar com desenvoltura em todos os ambientes
- Planejar apresentações
- Evitar o "branco" e situações embaraçosas
- Eliminar cacoetes e vícios
- Desenvolver a postura e a gesticulação com harmonia e naturalidade
- Conquistar ouvintes hostis e indiferentes
- Ativar o relacionamento pela comunicação
- Responder a perguntas com segurança
- Fazer apresentações profissionais
- Dirigir e participar de reuniões
- Ampliar o vocabulário e corrigir a linguagem
- Melhorar a voz e a dicção para falar de maneira agradável
- Preparar palestras
- Ordenar a exposição de forma lógica
Bibliografia:
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal.3ª e. São Paulo: Martins fontes, 2000. Coleção Ensino Superior.______________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.POLITO, Reinaldo.A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002._____________.Assim é que se fala. 29ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. _____________. Como falar corretamente e sem inibições. 112ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018._____________. Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação. 13ª ed. São Paulo: saraiva, 2018._____________.Superdicas para falar bem em conversas e apresentações. São Paulo: Saraiva, 2016._____________.Vença o medo de falar em público. 9º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.POLITO, Rachel. Superdicas para um TCC nota 10. 2ª ed. São Paulo. Benvirá, 2018.THEODORO, Marlene. A era do eu s. a. - em busca da imagem profissional de sucesso. São Paulo: Saraiva, 2004.GRONBECK, Bruce E.; EHNINGER, Douglas; MONROE, Alan Houston. Principles of speech communication, 10a ed. Glenview: Scott, Foresman and Company, 1986.SPRAGUE, Jô; STUART, Douglas. The speaker’s Handbook. 4a ed. Philadelphia: Harcourt Brace College Publishers, 1996.