Corpo docente

Coordenador: Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze

É graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Master Of Business Administration - Michigan State University e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA), Universidade Nova de Lisboa e Universidade Paris Descartes Sorbonne. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante. Autor dos livros: - “Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações”, Saraiva, 873 páginas, 2ª Edição, 2011; - “Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração”, Editora Difusão/SENAC, 2ª Edição, 2013; - “Marketing Fácil”, Saraiva, 2012.

Vice-coordenador: Prof. Dr. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

  • Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA / USP.

  • Professor na Graduação do Curso de Propaganda da ECA/USP desde 1976.

  • Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA/USP

  • Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT (ECA-USP)

  • Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ/USP

  • Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração

  • Professor nos cursos do INPG / Instituto Nacional de Pós Graduação.

  • Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design.

  • Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, na Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing e semanalmente no Jornal PropMark.

  • Desde 1985 é membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

  • Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Design da USP

CORPO DOCENTE

Basile Emmanoel Mihailidis - Prof. Dr.

Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Leciona nos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu (Administração e Marketing) nas Universidades Mackenzie e PUC-MG, e na Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) nos cursos de MBA - Gestão de Comunicação e Marketing. Consultor em várias empresas e pesquisador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) - ECA-USP. É consultor do SEAC-SP - Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo, coordenando os cursos de Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Organizacional (ABECAM - Associação Brasileira das Empresas de Conservação Ambiental).

Benny Kramer - Prof. Dr.

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Professor, Diretor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração Gestão de Esportes da UNINOVE. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, turismo, cenários, stakeholders, cocriação de valor, governança, marketing, esporte, implementação de estratégias, gestão e administração.

Caetano Haberli Junior - Prof. Dr.

Doutor em Sistemas de Informações e Comunicação pela Universidade Nova Lisboa e USP-ECA. É mestre em Administração com linha de pesquisa em marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coautor do livro Marketing Contemporâneo – Novas Formas de Gestão. Editora Saraiva, 2006. Nas investigações de mercado tem habilidades com métodos quantitativos e qualitativos. Responde técnica e gerencialmente pelo Índice de Confiança do Agronegócio FIESP/OCB.

Celso Toshito Matsuda - Prof. Dr.

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade Casper Líbero). Possui especializações nas áreas de políticas públicas, relações governamentais e institucionais, tecnologia da informação, marketing público, comunicação empresarial, comunicação pública e governo eletrônico. Celso Matsuda é advogado e professor universitário. Foi diretor de Atendimento Habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo. Também já ocupou o cargo de Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Foi Secretário Nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento.

Edgar Almeida - Prof. Ms.

Mestre em Comunicação Mercadológica pela Metodista, MBA em Administração-USP/Fundace e bacharel em Marketing pela UNOPAR. Executivo de marketing e comunicação por 17 anos em grandes empresas: RPC- Rede Paranaense de Comunicação, Unimed, Grupo Morena Rosa e Grupo Pasquini. É Membro da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Possui curso de extensão Writing for Social Media pela University of California, Berkeley e Gestão de Crise nas Redes Sociais pela Curty University, Sidney. Certificações de marketing digital: Setup Partner e Performance Market Place B2W; SEMrush, Inbound Marketing Hubspot; Hotmart criação de infoprodutos. Co-autor dos livros Marketing hospitalar (2019), Técnicas de vendas (Unopar) e Imagem profissional (Unopar). Possui diversos artigos publicados nos principais em congressos e revistas como Meio & Mensagem. Premiações: Profissionais do Ano Rede Globo 2012 e TOP ADVB_PR de Marketing 2012.

Eneus Trindade - Prof. Dr.

Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq (2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire no CELSA Sorbonne Universités Paris-FR (1S/2018) Projeto TransNum. Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa - 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

Flávia Mendes - Profa. Ms.

Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, previsão para conclusão agosto de 2012

Pós-Graduação em Comunicação Empresarial/ Relações Públicas, Faculdade Cásper Líbero, 2008.

Bacharel em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, 2004.

Experiência de oito anos na área de comunicação e marketing. Atuação em áreas de planejamento estratégico, estudos de clientes e mercados, comunicação integrada, elaboração de estratégias para a construção e consolidação da imagem institucional, da marca e de parcerias corporativas e implementação e coordenação da área de relacionamento com clientes. Conhecimento aprofundado de pesquisas de opinião e mercado (ad hoc), dos processos de venda e pós-venda, assessoria de imprensa e empreendedorismo corporativo.

Francisco Clairton Araujo - Prof. Ms.

  • CEO de multinacional alemã.

  • Membro do conselho diretivo de empresas no Brasil e exterior.

  • Doutorando na Universidade Nova de Lisboa/ ECA-USP. É mestre em contabilidade e finanças pela PUC/SP, é professor das disciplinas financeiras e contábeis dos programas de pós-graduação e MBA de renomadas escolas de negócios.

  • Pesquisador do Ceacom/ USP e Membro do IBEF/SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo e associado ao CRC/SP -Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Artigos publicados no Brasil e exterior.

Felipe Chibás Ortiz - Prof. Dr.

Representante de América Latina e Caribe do GAPMIL-UNESCO. Graduado em Psicologia pela Universidade de Havana-UH (1988), tem especialização em Marketing pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha, 2007), mestrado em Programa de Integração Latino-americana (PROLAM) pela Universidade de São Paulo-USP (1999), doutorado (2005) e Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2015). É Pesquisador colaborador pela USP (2020). É professor na graduação e pósgraduação do Centro Universitário Drummond, Universidade Presbiteriana Mackenzie, CEACOM e EZALQ da USP. Orienta especialização, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Comunicação, Marketing Digital e Pessoal, Educação, Educomunicação, Gestão de Projetos, Dinâmica de grupo, Métodos de Inovação e Criatividade, Cidades Inteligentes e Media and Information Literacy (MIL)etc. Ex-diretor da Perfectu consultoria, empresa integrante do grupo multinacional franco-espanhol Global Estrategia. Coordenador do curso de Gestão da Inovação e da Criatividade pela MHYanaze. Key note, palestrante e coordenador de eventos internacionais como o encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, que tem apoio de UNESCO, UNICEF, CEACOM, UNEAC etc. Coordenador do grupo de estudos Thot-CRIARCOM. A linha de pesquisa, categoria e metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e Criatividade de sua autoria está incluída entre as linhas de estudo de várias universidades nacionais e estrangeiras, CEACOM e GAPMIL-UNESCO. Autor de 40 artigos científicos e 23 livros publicados em várias línguas, entre os que destaca Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, Métricas inspiradas no olhar da UNESCO, organizado por ele junto com o professor Mitsuru Yanaze, com autores de capítulos de 14 países, publicado pelo CEACOM-USP, com o apoio do GAPMIL-UNESCO.

João Carlos Wiziack - Prof. Ms.

Mestrado em Educação – Universidade Metodista de Piracicaba.MBC- Management Business Communication – Fundação Casper Líbero-São Paulo/Universidade da Flórida (2003/2006). Ciências Físicas e Biológicas – Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - 1974 Professor convidado na disciplina de Administração de Recursos Humanos em cursos de Especialização promovidos pela Escola de Comunicações e Artes da USP, desde 2004. Consultor autônomo em Relações de Trabalho e Projetos de Responsabilidade Social Empresarial para a CW³ Consultoria Organizacional e Associados. Supervisor de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal- Unilever, de 1972 a 19776. Atuação em área voltada para a educação para o trabalho. Gerente de Recursos Humanos, de 1980 a 1994 com atuação em fábricas da Unilever voltadas à fabricação de sabonetes, detergentes e alimentos. Atuação prioritariamente voltada a gestão do clima interno de trabalho, educação e avaliação de desempenhos profissionais, relações e negociações com sindicatos de trabalhadores e gerenciamento das relações com as comunidades do entorno das fábricas. Coordenação e desenvolvimento de campanhas educativas de Prevenção de Acidentes, Educação em Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Diretor de Recursos Humanos, de 1995 a 1999, com atuação semelhante às listadas anteriormente, entretanto acrescidas das responsabilidades de planejamento estratégico, gestão e desenvolvimento de equipes, e processos de mudanças organizacionais. Gestor responsável pelas atividades de desenvolvimento humano corporativo e programa de formação de trainees e novos talentos. Membro do Comitê Latino Americano de Diretores de Recursos Humanos da Unilever. Diretor de Relações Industriais, de 2000 a 2002, responsável pela gestão das Relações de Trabalho e processos de negociações sindicais da Unilever em âmbito nacional. Membro efetivo da Comissão de Relações Industriais do Sindicato Patronal das Industrias de Detergentes como representante da Empresa. Membro do Conselho de Responsabilidade Social da Unilever no ano de sua fundação (2001 a 2002).

João Castanheira Filho - Prof. Ms.

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Pós-graduado em Gestão Mercadológica de Turismo e Hotelaria, ECA – USP, Gestão Avançada em Recursos Humanos, INPG e em Administração de Empresas para Executivos, INPG. Especialização em Novas Tecnologias em Marketing e Comunicação – University of Florida. Professor de graduação e pós-graduação. Consultor em desenvolvimento e orientação de carreiras do Programa PROTON, do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA – USP e Pesquisador do CEACOM - Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da ECA USP. Consultor em Pesquisa, Educação, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Larga experiência de mercado, atuando por 25 anos em Multinacional, Órgão Público e gestor de Marketing e Comunicação em Universidade de renome. Sócio proprietário da CASTANHEIRA – educação, marketing, comunicação e Consultor Associado MHY & Associados.

Kleber Nogueira Carrilho - Prof. Dr.

Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Casper Líbero, cientista social pela USP, com pesquisa pós-doutoral na Universidade de Paris (Sorbonne). Atua na interação entre inovação, educação, negócios e política. Professor dos cursos de pós-graduação de Gestão de Comunicação e Marketing e de Marketing Político e Campanhas Eleitorais na ECA-USP. Tem experiência como gestor acadêmico na Universidade Metodista de São Paulo, é consultor, palestrante e atua como coordenador de comunicação em campanhas eleitorais para o executivo e o legislativo. Colunista do jornal Diário de São Paulo e periodicamente analisa o desenvolvimento da comunicação e das estratégias políticas no Brasil em diversos veículos, como O Estado de São Paulo, Época, CBN, Zero Hora, IstoÉ, entre outros. Autor do livro Marketing, da coleção Fácil (Editora Saraiva, 2012).

Leandro Key Higuchi Yanaze - Prof. Dr.

Doutor em Sistemas Eletrônicos pela POLI-USP, mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP, especialista em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. É pesquisador do CEACOM – Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da ECA-USP – e do CODE – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Design e Tecnologias Digitais da Unifesp. É pesquisador e desenvolvedor em tecnologias interativas, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Jogos Digitais para a educação. É professor da Universidade Federal de São Paulo, no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e de cursos de pós-graduação da ECA/USP. É autor dos livros “Redes digitais e sustentabilidade: as interações com o meio ambiente na era da informação” e “Tecno-pedagogia: os games na formação dos nativos digitais”.

Liriam Luri Yamaguchi Yanaze - Profa. Dra.

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero; pedagoga pela Faculdade de Educação da USP; psicopedagoga; psicodramatista pela FEBRAP; consultora organizacional; exerceu atividades docentes em várias instituições de Ensino Superior: Faculdades Integradas Ibirapuera, UNIP, UNIBAN, Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades Cambury, IPG, INPG; atualmente consultora da MHYanaze; pesquisadora do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração de Comunicação e Marketing) – ECA/USP e professora convidada dos cursos de especialização da ECA/USP.

Luciano Bonetti - Prof. Ms.


Luiz Alberto Farias - Prof. Dr.

Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação, Graduado em Relações Públicas e em Jornalismo. Professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero; foi professor titular e coordenador geral dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ganhador da primeira edição do Prêmio Aberje - Educador do Ano "James Hefernan", em 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP), diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas; também atuou como conselheiro do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional. Autor de "Opiniões voláteis " (2019), organizador do livro "Relações Públicas Estratégicas" (Summus, 2011). Autor de "A literatura de relações públicas” (Summus, 2004) e diversas outras obras.

Luiz Roberto Carnier - Prof. Dr.

Professor premiado e reconhecido como um dos mais destacados mestres dos MBAs de instituições como FGV Management da FGV - Fundação Getúlio Vargas, FDC -Fundação Dom Cabral dentre outras.

Coordenador e Professor de programas de pós graduação no Brasil e no exterior junto a universidades americanas e europeias como: Lake Forest University- Chicago; Pace University – New York; Iowa State University; Suffolk University - Boston, dentre outras”.

Professor credenciado e com larga vivência no Método do Estudo de Caso, segundo a metodologia da Harvard Business School, e formação em Análise de Problemas e Negociação, Gerenciamento de Conflitos e Tomada de Decisão Multicritérios, através da abordagem de “Corporate Storytelling”. Mestre em Negócios Internacionais com especialização em Estratégia Corporativa pela Harvard University .Especialização em Comercio Internacional pelo ITC- Internacional Trade Center da OMC das Nações Unidas em Genebra, onde atua como consultor.

Macir Bernardo de Oliveira - Prof. Dr.

Atuou como profissional das áreas de marketing e estratégia em diversas multinacionais entre elas: Grupo Amesp Saúde, Grupo Abril, Valmet Tratores, Metal Leve e Cofap entre outros. Gerenciou a área de Novos Negócios da Graber Holding, onde desenvolveu várias startups nas áreas da saúde, tecnologia, segurança, autopeças etc. Implantou e gerenciou a Divisão de Marketing e Negócios da Faculdade de Medicina Santa Casa, desenvolvendo projetos sociais e captação de recursos para a instituição. Atualmente é coordenador dos cursos de Marketing na Universidade Anhembi Morumbi além de realizar atividades de consultoria e docência (ECA, POLI, ESALQ) nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios e Design e Engenharia de Serviços. Em relação à produção científica, desenvolve projetos de pesquisa (pós-doc) nas áreas de inovação e design de experiência em serviços. Pesquisador do CEACOM – ECA-USP. É co-autor do livro Gestão da Comunicação e Marketing (Logística estratégica e operações de serviços) publicado em 2007 (2ª. Ed. Maio-2011).

Margarida Kunsch - Profa. Dra.

Professora titular da Universidade de São Paulo e ex-diretora (19.02.2013-18.02.2017) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) - ECA-USP/CNPq. Autora dos livros "Planejamento de relações públicas na comunicação integrada" e "Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional" - ambos com diversas edições e reimpressões - e "Universidade e comunicação na edificação da sociedade". Organizadora, até junho de 2017, de 38 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Autora de grande número de prefácios, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Criadora e diretora das revistas científicas "Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas" (ECA-USP) e "Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación" (Alaic). Integrante dos conselhos editoriais de diversas revistas científicas do País e do exterior. Trajetória marcada por uma efetiva participação em diversas entidades científicas e associações de classe nacionais e internacionais da área de Comunicação, como cofundadora e como titular de cargos diretivos. É pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (gestão 2018-2021). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7125-0053.

Marlene Theodoro Polito - Profa. Dra.

Doutora em Artes Visuais e Mídia pela UNICAMP, Mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero, Licenciatura em Letras, Inglês e Português pela UNESP, Especialização em Linguística pela UNESP, Especialização em The Teacher Education Program in English as a Foreign Language pela University of Michigan. Atua como professora nos cursos de pós-graduação na ECA-USP em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação em Marketing. Tem experiência na área de Linguística e Comunicação. Autora do livro "A Era do EU S/A", Saraiva.

Mauro Wilton de Souza - Prof. Dr.

Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1972), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e Pós-doutorado junto à Université Sthendal de Grenoble, França (1992-1993). Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes (1978-1990) e de Cinema Rádio e Televisão (1990-2014) atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior. Foi Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP entre 2009-2012. Criador e Editor Responsável da Revista Novos Olhares (1998-2012) e seu co-editor até 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1B) do CNPQ (1985- 2010). Líder do Grupo de Estudos do CNPQ sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos. Tem experiências no ensino de pós-graduação e pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, tendo sido seu Coordenador entre 2013-2014. Tem outras publicações os livros: Novas linguagens. Ed.Salesiana, S.P. 2001; Sujeito, o lado oculto do receptor ( Org). Ed. Brasiliense, S.P. 1995; Recepção Mediática e espaço publico. Ed.Paulinas.S.P.2006; Mutações no espaço público contemporâneo. Co-autoria com Elizabeth Saad Correa. Ed.Paulus. SP. 2014.

Michel Namora Filho - Prof. Ms.

Executivo por vinte e oito anos de empresas multinacionais, onde exerceu cargos de gestão estratégica em organizações como: - Gerente Geral para América do Sul da Morgan Adhesives Company (1998-2004), Diretor Presidente para o Mercosul da Viskase Embalagens Plásticas (1995-1998), Gerente para a América Latina de suporte ao cliente para a Hewlett-Packard (1983-1994), Químico de desenvolvimento de produtos para The Dow Chemical Company (1978-1983). Sua ação resultou em crescimentos significativos dos resultados de vendas e rentabilidade destas organizações, além, da instalação de unidades fabris em vários países da América Latina, bem como, no desenvolvimento de pessoas, processos e sistemas. Nestas funções, desenvolveu planejamentos estratégicos empresariais e industriais, além, de estruturação de equipes de trabalho, organizações funcionais completas, como também, o estabelecimento e prática de valores corporativos, processos de controle e sistemas de gestão empresarial. Há 16 anos tem atuado como professor de programas em nível de pós-graduação da ESPM, ECA-USP, FIA, Uni Toledo e é consultor de empresas .Suas atividades profissionais têm foco no desenvolvimento de funções gerenciais, como a comercial, canais de distribuição, transações negócio a negócio, gestão de programas de contas estratégicas e operações de vendas.

Miriam Regina Gabriel - Profa. Ms.

Mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Trade Marketing pela Universidade Nove de Julho e graduada em Marketing pela Universidade Paulista. 22 anos de experiência em marketing, sendo os últimos 20 na Rede TV. Atualmente exerce o cargo de gerente. Participou ativamente da construção e estabilização da emissora. Vivenciou as principais mudanças na publicidade e comunicação em território nacional: lançamento da TV Digital no Brasil; lançamento do Easy Media (software de planejamento de mídia em TV); pulverização da audiência e publicidade nos meios de comunicação; lançamento das imagens em HD e 3D em TV; queda de audiência e publicidade na mídia impressa; nascimento da mídia programática; internet como produtora de conteúdo (incluindo conteúdo compartilhado); internet como meio de atingir audiência segmentada; surgimentos dos novos formadores de opinião, hoje chamados de influenciadores; evasão de telespectadores para outros meios; fortalecimento do streaming como alternativa a TV. Ministrou aulas de Marketing/Midia nas faculdades Sumaré, professora convidada no curso de pós graduação em Gestão de Marketing na Escola de Comunicação e Arte - USP. Palestrante em diversas Universidades em território na nacional.

Rachel Polito - Prof. Ms.

Mestre em comunicação e consumo, master em tecnologia educacional. Publicou 9 livros na área de comunicação no Brasil e o exterior. Várias de suas obras se tornaram best-sellers internacionais. Coordenadora da série "Mulheres fora de série" editora Benvirá, coordenadora da série "29 minutos" editora sextante.

Professora dos cursos de Pós graduação em Gestão Corporativa na USP e diretora do Curso de Expressão Verbal Reinaldo Polito.

Reinaldo Polito - Prof. Ms.

Mestre em Ciências da Comunicação. Professor de Oratória há 45 anos. Ministra aulas nos cursos de pós-graduação em Marketing Político e Gestão Corporativa na ECA-USP. Palestrante. Escritor. Publicou 32 livros, com 1,5 milhão de exemplares, seis deles entraram para as listas dos mais vendidos. Suas obras foram publicadas em várias línguas, com distribuição em 39 países.

Rubens Yoshida - Prof. Esp.

Membro e Pesquisador do CEACOM ECA/USP. Proprietário da WellComm Comunicação e Marketing. Desde 1996 atua na área acadêmica, é professor de pós-graduação (lato-sensu) e MBA: Eca Usp (Comunicação e Marketing Digital, Comunicação em Redes Sociais); SUSTENTARE, Escola de Negócios (Comunicação e Marketing Digital - Joinville): UNIP (Comunicação e Marketing Digital); (Web Negócios - Instituto Nacional de Pós-Graduação).

Rui José de Oliveira - Prof. Dr.

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em Marketing pela ESPM-SP e em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC-SP e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP. Professor de pós-graduação na ECA-USP, Universidade Metodista, Centro Universitário Senac, Universidade Cruzeiro do Sul, e também na graduação na Universidade Mackenzie. Profissional de marketing na Ford Motors Brasil por mais de 10 anos.

Sérgio Andreucci - Prof. Ms.

Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas(1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2002). Coordenador do Curso de Relações Publicas da Fapcom – Faculdade Paulus de Comunicação. Diretor da agência de comunicação - Andreucci Comunicação. Especialista em Comunicação Comunitária, Gerenciamento de Crises, Projetos Socioeducacionais e de Marketing Cultural. Na área de Marketing Cultural, durante os últimos 20 anos, realizou consultoria e assessoria para dezenas de empresas do mercado Brasileiro, além órgãos governamentais, entidades do Terceiro Setor, Embaixada da Áustria no Brasil e para o Consulado do Japão em São Paulo.

Willian Cerantola - Prof. Dr.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp–ECA/USP). Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB - USP). Membro do CEACOM ECA USP. É autor de artigos de capítulos de livros nas áreas de comunicação da liderança, comunicação interna, biotecnologia e política científica e tecnológica. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação e relacionamento com clientes. Atuou no setor de serviços em consultoria internacional de estratégia e gestão, assim como em setores econômicos de biotecnologia, farmacêutico, dispositivos médicos, varejo, cosméticos, construção, telecomunicações e financeiro. É sócio da Plexus Consultoria e fundador da Rede Comunicação do Futuro. Atuou na criação de start ups de biotecnologia (Embrabio) e de bases de dados (Dataline). Atua como consultor e key partner para empresas em comunicação organizacional, comunicação da liderança, comunicação em rede, mapa de influência, gestão de mudança e relacionamento com clientes. Atua como docente em pós graduação e graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós graduação da FIAP e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).