Narrativas na Comunicação de Marketing
Ementa:
A disciplina apresenta: os principais conceitos do uso das narrativas como processo de persuasão; as origens da narrativa como interação social e preservação da memória cultural; os tipos mais importantes de narrativas e de formatos de tramas (plot); a narrativa como forma de inclusão e de preferência; a estruturação de histórias, personagens e razão de existir, e sua relação com produtos, marcas, empresas e a comunicação de marketing; o uso do storytelling como ferramenta de interação e persuasão para os diversos públicos.
Objetivo Geral:
Apresentar a importância das narrativas e das técnicas do storytelling como ferramenta de persuasão no desenvolvimento do planejamento de comunicação de marketing e na preparação de seus conteúdos; capacitar o aluno a utilizar as narrativas e as ferramentas de construção como respostas às demandas do marketing.
Objetivos Específicos:
Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a: compreender as estruturas narrativas; desenvolver soluções estratégicas para as necessidades de um planejamento de comunicação de marketing utilizando-se das técnicas para a construção de histórias; trabalhar com narrativas no desenvolvimento de ações de comunicação institucional, mercadológica e administrativa.
Conteúdo Programático:
Aula 1:
- Conceitos e definições de narrativas
- Narrativas, construções culturais e sociabilidade
Aula 2:
- As estruturas das histórias
- Construção de cenários, enredos e personagens
Aula 3:
- A relação das narrativas com marcas, empresas e produtos
- A observação do público e a persuasão
Aula 4:
- Storytelling e as técnicas de roteiro
- As adaptações do mercado de comunicação
Metodologia / Estratégias de ensino-aprendizagem
- Videoaulas
- Podstas
- Atividades de criação
- Leituras
- Discussão em chat
Avaliação
Avaliação continuada pelo acesso às leituras, slides e participação em chat de discussão e exercícios propostos em atividades de criação.
Avaliação final com desenvolvimento de atividade e teste.
Bibliografia
- CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário : A associação de palavras como elemento de sedução na propaganda. São Paulo : Futura, 1999.
- CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária : a retórica do consumo. São Paulo : Futura, 2003.
- CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo : Futura, 2004.
- CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing. No prelo, 2014.
- CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo : Ática, 2002.
- ENNE, Ana Lucia S. “À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas”. In: Comunicação, Mídia e Consumo v. 3, n. 7 (julho 2006). São Paulo : ESPM, 2006.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.
- KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais : identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru : EDUSC, 2001.
- MCKEE, Robert. Story : substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba : Arte & Letra, 2006.
- SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo : Loyola, 2002.
- YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing : avanços e aplicações. São Paulo : Saraiva, 2011.