Simulação de Negócios e Jogos de Empresas
Ementa:
Gerenciamento de uma empresa – de forma simulada –, onde a equipe é responsável pela tomada de decisões dentro do universo das disciplinas abordadas durante o programa de curso, em um ambiente de mercado simulado, com o objetivo de avaliar e mensurar a eficiência e eficácia das decisões tomadas e os impactos gerados no resultado das operações do negócio, tendo como foco principal as ações de comunicação e marketing.
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades executivas dos discentes, com ênfase na análise situacional e na tomada de decisão sistêmica em comunicação e marketing.
Objetivos Específicos
- Propiciar ao discente a possibilidade de aprendizagem vivencial
- Desenvolver habilidades e competências para o trabalho em equipe
- Preparar o pós-graduando para a tomada de decisões envolvendo sistemas organizacionais complexos
- Envolver o discente num ambiente de negócios setorizado, com as pressões dele advindas
- Articular as teorias e conceitos apresentados ao longo do curso com as práticas de mercado, demonstrando a amplitude de conhecimentos que deve ser usada no cotidiano organizacional
Conteúdo Programático
- Apresentação das Regras, Limites e Etapas da Simulação
- Apresentação/Revisão dos Conceitos Fundamentais
- Caracterização do Negócio
- Conhecimento do Ambiente
- Planejamento das Etapas e Tomada de Decisão
- Apresentação Parcial dos Resultados
- Feedback, Controle e Novas Decisões
- Avaliação e Análise Final
Estratégias de Ensino-Aprendizagem
- Aulas expositivas e dialogadas
- Apresentação e Discussão do Material Impresso e Digital
- Atividades em Grupo para Resolução dos Problemas Propostos na Simulação
- Aplicação e Exercícios Controlados, Semi-Controlados e Livres, em função do Ambiente Simulado
- Utilização de Recursos Tecnológicos Digitais e Impressos
Tipos e Critérios de Avaliação
- Presença física: 15%
- Relacionamento inter-equipe: 10%
- Moderador e Negociadores: 15%
- Amplitude das decisões: 20%
- Coerência com as informações: 20%
- Resultados obtidos: 20%
Bibliografia:
CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2005.GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisas em economia. São Paulo: Atlas, 1988.GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira Essencial. 7a edição. São Paulo: Habra, 2.002.GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995.KIRBY, Andy. 150 jogos de treinamento. São Paulo: T&D Editora, 1995.KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2006.NAGLE, Thomas & HOLDEN, Reed. Estratégias e Táticas de Preços: Um Guia para Decisões Lucrativas. São Paulo: Pearson, 2003.Naresh K. Pesquisa de Marketing – Uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2002ROUCO, Juan José M. A estratégia lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores de voluntariado empresarial. Minas: Peirópolis, 2003.SHIMIZU, Tamio. Decisão nas organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.STANTON, William & SPIRO, Rosann. Administração de Vendas. 10ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.YANAZE, Mitsuru. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. Saraiva, 2007.